quinta-feira, 15 de abril de 2010
Cronologia das Grandes Navegações
Revolução de Avis-1º Estado Nacional.Portugal foi o primeiro país europeu a conquistar o seu estado nacional.Com isso os navegadores puderam sair na frente porque foram os primeiros a contar com a ajuda de um estado forte,com poder centralizado.
Em 1415 Portugal tomou Ceuta,cidade comercial árabe no norte da Àfrica.O monarca ficou satisfeito com os notáveis soldados que capricharam nos roubos,assassinatos,incêndios estupros em nome da glória de Portugal e de El-Rei.
Em 1488 Bartolomeu Dias chegou ao Cabo da Boa Esperança.Os portugueses sabiam que estavam próximos da Índia.Faltava pouquinho para alcança la.Contudo,antes que isso tivesse sido possível,os espanhóis surpreenderam a Europa com as descobertas de um navegador italiano chamado Cristóvão Colombo.
Com o apoio da coroa espanhola,Colombo acabou "descobrindo a América".Lá já viviam milhões de seres humanos,racionais e conscientes,que não precisavam de nenhum europeu para lhes informar que existiam...Na América Colombo,descobriu um excelente incentivo aos índios voluntariamente lhes ofereciam ouro:mandava castigar quem não conseguisse trazer nada.
Em 1494 foi assinado o Tratado de Tordezilia.Por causa dele Portugal ganhou um pedaço do Brasil.Quem sugeriu que o Oceano Atlântico fosse cortado por um meridiano foi o papa Alexandre VI
Em 1498 Vasco da Gama chegou a Índia.Este Almirante comerciou com os indianos e levou a carga de especiarias de volta a Portugal.Elas foram revendidas na Europa e proporcionaram um lucro maravilhoso de 6000%
Em 1500 Cabral descobriu o Brasil.Na verdade,Portugal já desconfiava da existência de terras para este nosso lado.Talves alguns portugueses tenham estado no Brasil antes mesmo de Cabral.
Em 1506 Cabral,ao contrário do que pensava,morreu famoso e em boa condições financeiras.
De 1519 a 1522 aconteceu a celebre expedição comandada pelo português Fernão de Magalhães,que servia aos espanhóis.Ele foi até o sul da América,atravessou o estreito que levaria seu nome e alcançou o Oceano Pacífico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário